A mística Pedra Bela - Bairro do Campo
Aquí a cultura Escandinava está presente com suas tapeçarias através do projeto Pedra Bela.

 

amilc13011.jpg (24662 bytes)O município de Pedra Bela, pelos seus contrastes, permite ao visitante vislumbrar, em certos pontos, cenários naturais que se assemelham aos Alpes europeus e, em outros, extensas planícies que ainda conservam pequenas reservas de cerrado, onde é possível identificar exóticos vegetais, como a sassafrás, barbatimão e outros.

Naquele município, dois bairros rurais, o da Campanha e o do Campo, como todos desta região, possuem capelas simples, mas bem construídas e cuidadas, consagradas a seus padroeiros: da Campanha, Santa Clara e do Campo, São Judas Tadeu.

Nesses bairros, ao contrário do das Pitangueiras, desenvolve-se intensa agricultura, o que os torna grandes centros produtores de cereais. Também, neles, ao invés de contemplarmos florestas, deparamos com planícies de diversos tons de verde, em razão das variadas plantações ali existentes.

São servidos por uma estrada que também faz a ligação de Pedra Bela ao município sul mineiro de São José de Toledo e em cujo percurso, no Bairro do Campo, encontra-se uma obra curiosa e peculiar que obriga a uma parada pelo interesse que desperta.

Tal obra é o Projeto Pedra Bela, fundado há cerca de cinco anos pela amilc13012.jpg (13571 bytes)escandinava Kirsten Heríow Balonyi, que lá reside, o qual tem por objetivo oferecer alternativas de atividades de sobrevivência, além de desenvolvimento intelectual e artistico, aos jovens daquelas comunidades. Tal Projeto, subsidiado pelos Lions CIub da Suécia, Dinamarca, Ale.inanha e Inglaterra. montou e equipou com maquinarias uma grande oficina onde são ministrados cursos de tecelagem, bem como o aproveitamento e a transformação dos tecidos ali elaborados em roupas, colchas. cobertores, xales, tapetes em várias técnicas, inclusive o famoso Gobelin, tudo com um detalhe singular: os produtos se assemelham aos fabricados em países escandinavos.

Além de aprenderem esses curiosos tipos de artesanato, os jovens agricultores recebem também instrução musical e linguistica e algumas noções da milenar cultura dos países nórdicos, sendo comum, inclusive. encontrar-se alguns falando e entendendo alemão.

Sentimos, portanto, que Pedra Bela nos permite, de um lado, contemplar velhos casarões e antigas fábricas que tornam o passado ainda presente e de outro, observar aspectos que parecem deixar a Europa ao nosso alcance.


   

  
amilc13013.jpg (23727 bytes)

   
amilc13014.jpg (19429 bytes)

 

 

[ Voltar ]

Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no BragançaJornal Diário em 1997
_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site sem prévia
autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page