A mística Pedra Bela - Bairro do Córrego Raso.

A Região Bragantina é toda desenhada por exóticos rios, os quais decoram os vales e enfeitam as serras aqui existentes com lindas quedas d’água, formando um precioso cenário natural que, se preservado, pode transformar todas as cidades desta região em polos turísticos. Em Pedra Bela, o Rio Camanducaia, além de possuir diversos saltos por entre negras ,pedras, também forma pequenas praias às suas margens, sombreadas por mata ciliar, composta por grandes árvores, que abrem espaços para contemplação e meditação.

amilcar0312.jpg (6529 bytes)Para conhecermos os encantos do Rio Camanducaia, adentramos a zona rural do município de Pedra Bela, através dos Bairros do Canpestre, dos Pretos, do Córrego Raso, atingindo, depois, o Bairro dos Tuncuns, onde o Camanducaia separa Pedra Bela de Socorro.

O Bairro Córrego Raso tem esta denominação por possuir enorme quantidade de água com baixa profundidade.

Nessa nossa viagem atravessamos planícies, em boa   parte recobertas de florestas de eucalipto e imensas pastagens onde de trecho em trecho, vislumbramos igrejas e casas do século passado que guardam em suas paredes segredo da colonização dessa localidade.

amilcar03121.jpg (9554 bytes)Dentre as históricas propriedades a Fazenda São Jorge foi e é, o marco da história do Córrego Raso.

Tendo como padroeiro Santo Antonio Eremita, o protetor dos animais doentes, possui uma capela a ele dedicada, em cujo interior se abriga, entre outras, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal.

Colonizada pelo falecido Jorge Gonçalves Leme, que além de ter desbravado toda essa localidade e nela implantado imensos cafezais, também se tornou o pioneiro no beneficiamento deste produto com máquina ai instalada.

Como na história de agricultores da região de Bragança Paulista, em que alguns se tornaram simbolos de sua colonização, Jorge Gonçalves Leme, com sua astúcia e sabedoria, transformou o Córrego Raso num bairro produtivo, que atualmente conta, ainda, com um dos maiores reflorestamentos de Pedra Bela.

amilcar03122.jpg (7553 bytes)Jorge Gonçalves Leme, sempre aberto à evoluçào dos tempos, doou imensas faixas de terra para a passagem da rede elétrica, a qual, além de progresso, trouxe mais conforto a todos os moradores dessa zona.

Com humildade e simplicidade ele e o agricultor José Pedroso Leme (Zé Barnabé), de quem falaremos oportunamente, tornaram o Córrego Raso um bairro produtor do riquezas, bem como de preservação ambiental e ecológica, transformando-se ambos, personagens históricos dessa localidade.

 

[ Voltar ]


_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de
qualquer parte deste site sem prévia autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page