Um pouco da história do Bairro de Curitibanos

Até 1967, existia em nosso município uma ferrovia que tinha a denominação de Estrada de Ferro Bragantina. Construída pelos ingleses e inaugurada em 1884, possuía um ramal que se iniciava na Estação Bragança, situada no bairro Lavapés, nas mediações da atual Praça da Bíblia, e seguia até o município de Vargem, margeando o ribeirão Lavapés até a sua desembocadura no rio Jaguary, no bairro Curitibanos, fazendo ali a sua primeira parada na Estação Curitibanos.

Situada em ponto estratégico, às margens do rio Jaguary e às margens do antigo caminho para Socorro, Pinhalzinho, Pedra Bela, e cidades sul-mineiras, como, por exemplo, Munhoz, rapidamente se tornou um ponto importante de escoamento de produtos agrícolas, sendo o de maior relevância o café.

Por esta estação era embarcada toda a produção cafeeira dos bairros Curitibanos, Menin, Estiva, Estiva do Agudo, Araras e municípios como Pinhalzinho, Pedra Bela, Munhoz, bem como, em menor relevância, outros produtos agrícolas produzidos por esses locais acima denominados também embarcados nessa Estação. Também os insumos, produtos industrializados e outros necessários para o desenvolvimento e suprimento para manutenção de toda esta região agrícola eram ali desembarcados.

Devido ao grande movimento que a estação Curitibanos desenvolvia ao seu redor, surgiram armazéns tendo de tudo, inclusive barbearia, sendo, portanto, uma extensão de Bragança Paulista e o primeiro contato de toda região acima citada com o nosso município.

Além da atividade comercial, foi ali implantada, também, importante indústria beneficiadora de café, a Machina de Beneficar Café Santa Maria, cujo prédio existe até hoje muito bem conservado.

Os tempos se passaram e a velha Estação, hoje servindo apenas de residência, continua altiva e como marco de desenvolvimento de toda esta região

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Antigo prédio da estação da extinta Estrada de Ferro Bragantina, construído pelos ingleses no bairro de Curitibanos, na zona rural deste município, vendo-se uma plataforma de embarque e desembarque.
Atualmente o prédio, de propriedade da FEPASA, serve de residência para uma família daquela localidade.

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   Casa de conserva da extinta Estrada de Ferro Bragantina, situada às margens do antigo leito ferroviário entre as estações de Curitibanos e Guaripocaba. De arquitetura inglesa, chama a atenção pelo seu alicerce todo em pedra e pela edificação de tijolos, com sistema de areação que dispensa ventiladores e ar-condicionado. Resistindo ao tempo, permanece intacto até os dias atuais.

 

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Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no Bragança Jornal Diário.

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