A mística Pedra Bela - Bairro dos Pretos.
  
Aqui o passado ainda é presente.
amilc1312-11.jpg (12683 bytes)

O município de Pedra Bela teve, no passado, muitas áreas de seu território recobertas por cafezais, que geraram muita riqueza e prosperidade, permitindo aos agricultores construírem edificações requintadas e artísticas que resistiram ao tempo e lá permanecem como testemunhos vivo de uma época.amilc1312-22.jpg (12242 bytes)

 

 

 

No Bairro dos Pretos, colonizado pelas famílias Dini e Prado, cujos descendentes ainda ali permanecem, vislumbramos artísticas edificações. Dentre essas, a igreja dedicada ao padroeiro, São Roque, é a mais importante. Construída em estilo catedral, com todas as paredes externas emolduradas, chamam-nos a atenção as centenárias pinturas internas, com motivos religiosos, bem como as imagens ali existentes que, além de nos transmitirem serenidade, também exibem as maravilhas de nossa arte. amilc1312-44.jpg (10200 bytes)

Dentre as obras artisticas, a imagem de São Tarcisio é exótica e original e, segundo relatos de moradores, o santo concretizou muitas graças. Com orgulho, o agricultor Lino Francisco do Prado e sua esposa Mercedes Turre do Prado, comentam sobre o Bairro dos Pretos, onde nasceram e ainda residem. Antigamente, na colheita do café, enormes festas eram realizadas, bem como no dia do santo padroeiro, São Roque. Hoje, com as mudanças das atividades agrícolas, transformando os nossos campos em imensas pastagens, a população diminuiu, restando apenas essas enormes casas que nos fazem recordar o nosso passado". Após o Bairro dos Pretos, nos dirigimos à divisa de Pedra Bela e Socorro, no Bairro dos Tuncuns, que tem como marco a igreja de São Francisco. Este local, que é banhado pelo Rio Camanducaia, apresenta um cenário natural de muita beleza, onde pudemos descansar nas pequenas praias às margens do no e contemplar as enormes colinas de granitos negros que o rodeiam. Neste pequeno passeio, sentimos que, além de vislumbrarmos a natureza de nossa região, descobrimos mais um pouquinho de nossa história.


amilc1312-33.jpg (10040 bytes)

amilc1312-55.jpg (9865 bytes)

[ Voltar ]

Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no BragançaJornal Diário em 1997
_____________________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer parte deste site sem prévia
autorização por escrito da
UNIONBRASIL home-page