A presença dos Ingleses na Região Bragantina 
A extinta estrada de ferro Bragantina - Conhecendo suas principais paradas; As estações: Vargem, Bragança, Taboão e Campo Limpo.

Retrocedendo no tempo, voltamos aos anos finais da Monarquia brasileira, mais precisamente a 1884, de grande importância para Bragança Paulista, pela inauguração da Estrada de Ferro Bragantina, construída pelos ingleses, compreendendo o trecho ferroviário de aproximadamente 52 km com ponto inicial no Bairro do Taboão, onde a estação recebeu o nome de "Bragança".

Esse trecho tinha seu término na estação Campo Limpo, na época situada em área do município de Jundiaí e onde era feita a conexão com a antiga São Paulo Railway que, muitos anos depois, passou a se chamar "Santos a Jundiaí".

Com a criação desse novo meio de transporte, a ligação de Bragança com a Capital do Estado, bem como, com o principal porto do pais, Santos, tornou-se diminuída, promovendo grande expansão da cultura cafeeiro, tanto em Bragança como nas localidades vizinhas, instituindo-se a Região Bragantina, que atraiu centenas de imigrantes europeus.

Antes da ferrovia se instalar, as viagens para a Capital do Estado eram mais difíceis, penosas e demoradas, pois os veículos utilizados eram de tração animal e as estradas de terra batida e, quase sempre, mal conservadas. Após alguns anos da inauguração, com o grande crescimento alcançado nesta região, foram criados dois novos ramais da ferrovia: um, de aproximadamente 25 km, ligando o Bairro do Taboão à estação "Bandeirantes’ (antiga denominação de Vargem), já na divisa com Minas Gerais; e outro, de aproximadamente 30 Kh, ligando a estação ‘Caetetuba", em Atibaia, à cidade do Piracaia. Com a criação do ramal Taboão/Vargem, foi construída, no Bairro do Lavapés, uma segunda estação nesta cidade que recebeu o nome de "Bragança’, passando a primeira a chamar-se ‘Taboão". Com a expansão da ferrovia, intensificou-se o comércio de Bragança Paulista coro o sul de Minas Gerais, tornando Vargem a porta de ligação de ambos os Estados, surgindo nesse local grande desenvolvimento e promissor comércio que atraíram bom número de imigrantes árabes que acabaram por fazer a história da localidade.

A ferrovia foi, sem dúvida, o fator mais significativo para o desenvolvimento do comércio bragantino, que perdura até nossos dias, pois Bragança Paulista, desde então, tornou-se o principal centro de abastecimento, especialmente de manufaturados, para as cidades sulmineíras.

Estação de Campo Limpo - onde era feita a baldeação de passageiros que seguiam Bragança/São Paulo e vice-versa.


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Matéria fornecida pelo autor, inédita na internet, já publicada no BragançaJornal Diário em 1997
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