Sadan e o fórum deficiente

* FÓRUM É DEFICIENTE *

Sadan recebeu um mail de um leitor que não pode se identificar devido à sua atividade profissional. Fala sobre o nosso moderníssimo Fórum. Nesse local onde encontramos grandes personalidades como Juízes, Promotores, ilustres advogados, regra geral sem defeitos nas pernas, nos braços ou deficientes visuais. Se tivéssemos um Juiz ou Promotor deficiente, onde seriam realizadas as audiências? No saguão ou o problema já estaria resolvido? As rampas na entrada facilitam. E lá dentro? Como fazer Justiça se o próprio Prédio do Fórum discrimina os deficientes? Não há rampas internas ou indicações para deficientes visuais. Elevador interno? Nem pensaram nisso. E já estamos no ano 2000. Como não temos problemas de locomoção ou visuais achamos que todos são como nós. Seria melhor pensarmos em soluções no lugar de fecharmos os olhos para esses problemas. O Fórum de Justiça é só um exemplo. Outras repartições públicas, inclusive a Prefeitura, não dispõe de rampas ou elevadores. Apenas a Câmara, nesta administração, colocou um sistema de elevadores que atende inclusive o setor de Saúde.

* LEIS DE TRÂNSITO *

Do mesmo leitor: Uma camionete amarela, Chevrolet A-10, do Setor de Trânsito da Prefeitura, continua com placas contendo apenas duas (2) letras. Quem multa deve dar o exemplo. E o que dizer dos braçais que andam em cima de carrocerias de caminhões, sem o mínimo de segurança. Quem quiser ver de perto, é só chegar na garagem da Prefeitura às 7h30 ou às 17 horas.

* JOGA M... NO PRESIDENTE DA ACHÉ *

Além de dizer que é contra a fabricação de genéricos e da importação de sais da Índia (de qualidade indiscutível por suas exportações para os Estados Unidos e Europa), complementou: “Os pobres devem se conformar em não poder comprar remédios”. Esse fulano merece uma saraivada de latinhas de xixi e de cocô. Podemos ainda boicotar os remédios da Aché, substituindo por similares de outros com dirigentes mais decentes. Alguns produtos Aché: Biofenac, Candizol, Combiron, Dayvit, Energivit, Eritrex, Gastrium, Lanzol, Somalium, Sorine, Vertix. Aché-Lac: Carnabol, Fibrase, Geriaton, Vitamina E-400. Aché-Park-Davis: Agarol, Benadryl, Caladril, Lopid, Ponstan, Sinutab e Supositórios de Glicerina.

* TÁXIS-LOTAÇÃO *

Alguns taxistas não estão cumprindo a determinação judicial que os proíbe de fazer lotações. São perseguidos por veículos da N. S. de Fátima que aciona a Guarda Municipal. Após a parada, já chega a PM para lavrar o T.O. ou coisa parecida. Quando atrasam até horas em algumas linhas, não param em determinados pontos, pontos esses sem indicação dos roteiros — como em qualquer outro local — sem indicação dos trajetos nas portas de entrada, o usuário fica a ver navios. Por enquanto estão mexendo com taxistas, a maioria constituída por cidadãos bragantinos, com certidões de nascimento daqui. Os perueiros estão chegando com seus veículos, muitos deles sucata. Por enquanto são poucos. Logo podem ser muitos. Ações como cometem contra nossos pacatos taxistas, terá reflexo imediato. Basta presenciar alguns ônibus no dia seguinte. Para solucionar e até evitar a vinda de perueiros, bastaria que a Prefeitura autorizasse os táxis-lotação através de Lei Municipal. Para não ir longe, basta ir ao Chile — que só perde para o Brasil nos esportes. Nas cidades consideradas médias e grandes, existe o serviço de táxi-lotação, devidamente legalizado, com pontos, roteiros, fiscalização e tudo o mais.

* COITADO DO GERALDINHO *

Geraldo Alckim, grande médico, grande prefeito de Pindamonhangaba, político sério e trabalhador, entrou de “Migué” na conversa de alguns e é candidato a prefeito da capital. Desde junho está empacado nos 4%. Para sair daí será difícil. Maluf, a antítese de Alckmin, terá 5 vezes mais votos que o Geraldinho.

* VISITA RECEBIDA *

No último sábado, Sadan foi agraciado com a visita dos candidatos a prefeito Paulo Mário (PL) e vice Wilson Leme (PT). Estavam acompanhados do Cezinha Zechin (PL) e do Lamartine Veiga (PT). Duas afirmativas que merecem respeito e crédito. Não são eles que pensam em renúncia (Sadan sabe disso) e que o PT está fechado inteiramente com a chapa. Até mesmo aqueles aguardados candidatos a vereador (Prof. Pedrinho – com comunicado aos professores no BJD de ontem — e Dr. Breno entre outros) estão com eles. A surpresa ficou por conta do vice, Wilson Leme. Pelas fotos Sadan sabia que o conhecia e não se recordava de onde. Wilson é filho do saudoso Waldemar, sobrinho do Gentil José Leme, Toninho (contador), Amâncio (Santa Casa). Sadan o então garoto Wilson, quando trabalhava na Casa das Meias.

* SADANPRESS – URGENTE *

> FHC VETOU A ANISTIA às multas eleitorais devidas por políticos. O Congresso derrubou o veto e o ACM sancionou a anistia. Safados!

> O NOVO PRÉDIO DO BANESPA, no lugar daquele monumento arquitetônico demolido, não ia ter seu início em agosto? Era mentira?

> O PREFEITO INTERINO Jorge Sasahara está realizando em alguns dias o que não foi realizado em anos. Postos da Guarda Municipal na Região Norte, inauguração do novo Velório, melhor iluminação pública, novas Unidades de Saúde, mais casas populares, duas novas indústrias, instrumentos, verbas e terreno para a nossa Fanfacali, maior tolerância na Zona Azul, melhoria na sinalização de trânsito, radar para reduzir acidentes imbecis e fatais que ocorrem na cidade por excesso de velocidade. Vai firme Jorge!

> RADAR só tem multas válidas se os veículos forem identificados por fotos. Acabaram de instalar o radar e já estão oferecendo um produto chamado “foto flash”, que torna inelegível as placas. Pode?

> PÕE ÁLCOOL na gasolina e a gasolina sobe. Tira álcool da gasolina, a gasolina sobe. Entenderam?

> SADAN CONSULTORES está oferecendo assessoria para candidatos. Custo zero. Só quer as sobras de campanha, incluindo o famoso “Caixa Dois”.

> VOCÊ VIU A SUCURI “Anaconda” em Campinas? Os bombeiros que participaram da captura estão sendo hostilizados na cidade. Era de estimação.

> VOCÊ JÁ LEU “Quem suicidou Juca Valente?” É de autoria do advogado José Carlos Baleeiro e trata da morte do médico e genro do ACM, no dia 24 de janeiro de 1975, na Bahia. O governador era o ACM e interferiu em todo o processo investigatório, barrou o noticiário do acompanhamento paralelo na imprensa e ainda sumiu com o livro. Sadan sabe da existência de um único exemplar em Bragança. Deixa bem escondido, amigo Keko!

> UM HOMICÍDIO à faca, um homicídio a tiros e duas tentativas também à faca em 3 dias. É Bragança hoje. O problema é a Bragança de amanhã.

* COLUNA DO SADANVICK *

ABRAÇOS AOS AMIGOS:

> Hélio Pires continua com seu imperdível Sertanejo 102, nas manhãs de domingo. Só que é um chato. Sadan liga “à cobrar” e ele não atende.
> Cholinha (Antonio José de Almeida da Serraria Almeida).
> Dona Nair Dias Battazza (Ministra da Eucaristia).
> Dra. Márcia Vieira (veterinária do Pitt Bul e dos tigres “Genésio” e “Narizinho” da Sadanzinha IV).
> Ferreira e Cidinha (a dupla sertaneja que era sempre acompanhada de uma garotinha chamada Silvana e que agora é Delegada Seccional Assistente em Barretos).
> Aos craques Jacó, filho Jacozinho (Prof. de Ed. Física), Delém e filho Jacolão.
> Cláudio de Lima César (Claudinho do Agudo).


____________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de
qualquer parte deste site sem prévia autorização por escrito da UNIONBRASIL home-page.

As informações e opiniões aqui colocadas nesta coluna são de inteira responsabilidade
do autor e não da direção desta home-page.