Sadan descobriu Lalau


* LALAU NA CASA DO CACÁ *
Sadan está ajudando aquele estranho Procurador, o ex-seminarista atropelado Souza, a procurar o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto. Sadan, o detetive certo para as horas incertas, já descobriu onde está o Lalau. Está na casa do Salvatori Cacciola, o popular Cacá. Sadan já enviou um fone-fax-mail-pré-pago para o Souza. A casa do Cacá quem tem que procurar é ele. Afinal, ele é ou não é Procurador?


* SUBSTITUIÇÃO DO JUIZ ELEITORAL *
Pelo menos para Sadan causou espanto o afastamento do Dr. Jorge Tosta do comando da 27ª. Zona Eleitoral - Bragança Paulista. O processo eleitoral já está em fase de campanha. Quais as "forças ocultas" que levaram o TRE a tomar essa decisão? Por falta de maior transparência no Poder Judiciário, essa decisão vai ficar obscura para sempre? Se os motivos forem políticos, o precedente é muito grave. E se alguém achar que o novo Juiz Eleitoral não está "a seu gosto" e pedir sua substituição? Resta desejar boa sorte ao Dr. Paulo Lúcio Nogueira Filho na 27a. e ao Dr. Júlio Cezar dos Santos na 298a.


* COMPRA DE VOTOS *
A Lei 9840 prevê um processo rápido para punir a compra de votos. Não é só através de dinheiro ou cestas básicas. Podem ser enquadradas as promessas de recompensa, de empregos, de presentes (exceto brindes sem valor comercial), remédios, consultas, favores da Prefeitura, utilização de servidores públicos na campanha, uso de veículos oficiais. Até bolas de futebol, jogos de camisas e redes podem caracterizar a compra. Se for durante a campanha, o registro do candidato será cassado. Caso a eleição esteja muito próxima, ele não será diplomado. As denúncias devem ser comprovadas ao Ministério Público.


* MAIS UM SEQÜESTRO *
Em menos de 30 dias foram dois casos. O local foi mesmo: Shopping Jaguary. Felizmente as vítimas nada sofreram. Bragança não é mais a mesma.


* ANÚNCIO DE BOMBA NO HUSF *
O anúncio de uma bomba no Hospital Universitário ocorrido no domingo - gelado e chuvoso - foi demais. Se não fosse pela eficiência do Hospital e das autoridades presentes, o estrago poderia ser até maior que o de uma bomba de verdade. Maledeto!


* TELEFONES COM OUTROS NÚMEROS *
Vereador Marcus Valle vai questionar a Telefônica sobre a real necessidade da mudança dos números dos telefones em Bragança. Nos tempos da velha Telesp, mudavam apenas o prefixo - de 433 para 7843, de 404 para 7844 e assim por diante. Ficava fácil fazer ligações. Agora não. Vão mudar o prefixo e o "sufixo". Sadan recebeu os comunicados da Telefônica. O prefixo nada tem a ver com o anterior e muito menos os quatro algarismos finais. Passado o período de informações automáticas, não haverá como descobrir o novo número do telefone. Mete bronca, Marcão!


* 9 VIATURAS NOVAS PARA A PM *
Bragança receberá 9 das 32 viaturas destinadas às regiões Bragantina e Serrana. Na vez passada, Socorro recebeu mais que Bragança. O Comandante da PM local, à época, justificou: "A zona rural de Socorro é muito grande e precisam de mais viaturas para o serviço". Sadan sabe que o Deputado Edmir não vai gostar. Mas parece que o trabalho foi do Deputado Nabi. Agora falta completar o efetivo para um melhor policiamento.


* BANCO DOS POBRES *
O economista e professor universitário Muhammad Yunes, criador e dono do Banco dos Pobres (Grameen) em Bangladesh, com uma carteira de empréstimo que hoje atinge US$ 3 bilhões, afirmou que "os pobres são bem melhores pagadores que os ricos." Aqui no Brasil, qualquer gerente de banco sabe disso. Quem faz de conta que não sabe são os banqueiros.


* COMO SE VOTAVA EM TOLEDO *
Dias desses, um ex-morador de Toledo (MG), explicou para Sadan como é que se votava naquele vizinho Município. O processo sempre funcionou com a votação em cédulas comuns. Prestem atenção. As seções eram 3 ou 4 apenas. O cabo eleitoral do candidato "comprava" alguém que ia votar na 1ª. Seção. Entregava-lhe um modelo de cédula, bem parecida com a original. Este, com a cédula escondida, recebia a verdadeira do mesário, ia para a cabine (aquelas de pano), guardava a original e na volta colocava a falsa na urna. Esse era um voto "perdido" na hora da apuração. Saía e entregava a cédula de votação para o cabo eleitoral (recebia uma de "dinheiro" no lugar). Aí começava o processo. Outro eleitor já levava a cédula autêntica escondida e já votada. Fazia a troca na cabine, levava para a urna e o processo se repetia em todas as Seções. Entenderam?


* JORNAIS DO ACRE *
Os jornais de Rio Branco (AC) estão proibidos de publicar noticiários políticos. O Juiz Eleitoral Dr. Adair José Longuini considera crime eleitoral. Citar nomes de candidatos é pior ainda. A explicação do Dr. Adair é simples. Todos os jornais da capital acreana são ligados a candidatos e o noticiário pode ser "direcionado". Pode? Claro que pode!


* MST E COVAS *
Os integrantes do Movimento dos Sem Terra - Pontal do Paranapanema - impediram uma manifestação de professores contra o Governador Mário Covas. O movimento vem crescendo de uma forma ordenada e até, porque não dizer, perigosa. Basta aparecer um líder de verdade e são capazes de tudo. Será um movimento enorme obedecendo a uma só cabeça. A "massa de manobra" parece que está pronta, ou quase pronta.


* KOMBIS LOTAÇÃO *
As kombis lotação já estão circulando em Bragança. Sadan anunciou que estavam em Atibaia e logo chegariam aqui. Já chegaram. Estão fazendo linhas urbanas e até interurbanas.


* CPI DO TRT *
Tudo indica que as oposições na Câmara Federal conseguirão aprovar a CPI para apurar os desvios de recursos na construção do TRT em São Paulo. Para tanto, excluíram o nome do presidente Fernando Henrique Cardoso das investigações. Só valerá para o Lalau (ex-juiz Nicolau), Dudu (Eduardo Jorge) e Lulu (ex-senador Luis Otávio).

 

____________________________________________________________________
Copyright (c) 1999. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial de
qualquer parte deste site sem prévia autorização por escrito da UNIONBRASIL home-page.

As informações e opiniões aqui colocadas nesta coluna são de inteira responsabilidade
do autor e não da direção desta home-page.